Estamos participando do “Projeto Do Lean à Indústria 4.0”

A WCM está em constante evolução, buscando se atualizar sobre o mercado e trazer inovação nos negócios. Com essa visão, estamos participando do projeto “Do Lean à Indústria 4.0”, promovido pelo SIMECS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região), com parceria do Senai-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sebrae-RS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). 

O projeto tem o objetivo de inserir as indústrias no processo de transformação digital, indústria inteligente e cultura da inovação, melhorando a produtividade e reduzindo os custos de produção do negócio. Também promove a competitividade e fortalece toda a cadeia produtiva para ampliar a sustentabilidade do setor industrial.

O foco da participação da WCM no Projeto Lean é implementar a consciência Lean e uma rotina de melhoria contínua em todos os setores. É comprovada a eficácia das ferramentas Lean, mas devido as suas especificidades, a ajuda dos consultores é imprescindível para uma implementação correta.

“Do Lean à Indústria 4.0” está acontecendo com diversos workshops, explicando conceitualmente as ferramentas Lean que são utilizadas. Após o estudo técnico, as equipes ficam preparadas para iniciar a implementação da ferramenta na empresa, com o auxílio dos consultores do Senai. Ocorrerão também algumas visitas a empresas que já possuem a ferramenta implementada há anos, com um alto nível de maturidade. O objetivo dessas visitas é mostrar na prática os conceitos estudados, os resultados obtidos e os benefícios que podem trazer.

Para participar deste projeto, uma equipe multidisciplinar na WCM foi formada para compartilhar o conhecimento com os demais funcionários. A equipe é composta por: Marcelo Marsiglio, Rafaela Cechin e Rafael Zochi. Esta equipe é a responsável pela implementação das ferramentas, continuidade na aplicação e análise dos resultados obtidos.

O Projeto Lean, com a parceria do Simecs, Senai e Sebrae, seguirá até o mês de março de 2023. Porém, as ferramentas implementadas na empresa deverão seguir com a aplicação e uso, sem serem interrompidas, pelos ganhos e melhorias que podem propiciar.

 

Fique por dentro das nossas novidades e siga-nos nas redes sociais - estamos no Facebook e Instagram.

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação.